FERNANDO PESSOA EM MÚSICA

14 julho, 2017
Fernando Pessoa é reconhecido como um dos maiores poetas do século XX e um dos artistas mais geniais de sua época. Sua obra testemunha uma intemporalidade quase absoluta, não havendo nela nem passado nem futuro, mas apenas um eterno-atual que é o verdadeiro tempo em que devem de fato viver os grandes imaginativos.

Das Minas Gerais, Renato Motha e Patricia Lobato transformaram em sambas e canções alguns maravilhosos poemas de Fernando Pessoa e registraram na série Dois em Pessoa, com lançamento do segundo volume. Em CD duplo, o repertório traz 26 músicas - no disco 1 são 13 canções e no disco 2 são 13 sambas, revestidos por rica instrumentação. O primeiro volume, lançado em 2004 também em CD duplo, traz 24 poemas musicados e esteve entre os discos brasileiros mais aclamados no Japão. A expectativa com o segundo volume só vem confirmar que a expressão da arte linguística não só se traduz como se completa com música, fazendo com que a mesma emoção dita se recrie em tons e melodias.


O resultado deste trabalho está muito bem descrito pelo professor de literatura e música Alexandre Castro no encarte do disco - "O fato é que, ao associarmos a palavra poética ao ritmo e à melodia da música, seu conteúdo passa a ser lido e ouvido numa dimensão mais fragmentária e intuitiva."

Renato e Patricia têm na canção brasileira sua principal fonte de inspiração e pesquisa, trazendo ainda influências do jazz, da música clássica e contemporânea. Com um trabalho abrangente, transitando de maneira particular por vários gêneros, a dupla apresenta, ao longo da parceria, projetos que a todo momento valorizam e universalizam os sons do Brasil e das Minas Gerais.
Renato Motha possui 13 discos gravados e já recebeu prêmios de âmbito nacional nas categorias revelação, cantor e compositor. Tem trabalhos com Ivan Lins, João Bosco, Guinga, César Camargo Mariano, Jonnhy Alf e Toninho Horta. Patricia Lobato é é cantora e percussionista e tem parceria com Motha desde 1998 com 9 discos gravados. Tem na canção brasileira e nos kirtans indianos seu principal campo de atuação, trazendo também em sua música influências do jazz e da música clássica.

Renato Motha nos arranjos, violões e ambiências e Patricia Lobato nas vozes, triangulo e tamborim; Tiago Costa no piano; e participação de Bruno Conde no violão.
"Dois em Pessoa" tem produção de Renato Motha e foi gravado no Estúdio Pritpal, em Casa Branca, Minas Gerais. A distribuição digital é pela Tratore.
A arte gráfica da obra tem as mãos de Leonora Weissmann e Nando Fiúza.

Você pode adquirir os 2 volumes de "Dois em pessoa" pelo site www.renatomothaepatricialobato.com