MÚSICA NOVA

09 janeiro, 2017
Idealizado pelo maestro e compositor Gilberto Mendes, que faleceu em janeiro de 2016, o Festival Música Nova é um dos mais importantes eventos de música contemporânea e experimental da América Latina, realizado desde 1962 sob sua direção.
O CD duplo Festival Música Nova é o primeiro e único registro oficial desse evento e traz no repertório peças apresentadas pelo ensemble na edição de 2014 do festival na cidade de Ribeirão Preto, todas gravadas sob a regência do maestro americano Jack Fortner, amigo de Mendes de longa data. O repertório traz 13 composições escritas por 12 autores, e o jornalista Gil Nuno Vaz descreve no belo encarte do disco que se não chega a dar conta de toda a diversidade criativa que o festival vem mostrando há décadas, cumpre satisfatoriamente a função de representar esse espírito do evento idealizado por Gilberto Mendes.


A história desse registro deu-se quando Mendes procurou a direção regional do Sesc com a proposta de gravar um disco, o que foi uma iniciativa irrecusável, afinal é parte da missão do Sesc o compromisso com a história cultural do país. As gravações começaram e o primeiro registro começou a ganhar forma, mas, lamentavelmente, Gilberto Mendes faleceu, e esse trabalho tornou-se uma grande homenagem a ele, não só à sua música, mas ao ensino, companheirismo e generosidade para com muitos dos nossos compositores.

Um dos objetivos do Festival Música Nova é instigar o movimento por uma música revolucionária, nova, em oposição ao academismo dominante. Sua realização proporciona o desenvolvimento de uma história do segmento da vida musical brasileira, voltada para a criação de vanguarda, para o experimentalismo e a criação de novas linguagens e técnicas musicais.

O Ensemble Música Nova foi criado em 2003 por instrumentistas de formações distintas especificamente para a realização de concertos para o evento.
Para esse registro, com condução do maestro Jack Fortner, está formado por -
     Cassia Carrascoza e Sarah Hornsby, flauta;
     Daniel Oliveira e Luis Anotinio Montanha, clarinete;
     Samuel Pompeo, alto sax;
     Flavio Gabriel, trompete;
     Caroline de Comi, soprano sax;
     Ana de Oliveira, Martin Tuksa e Nikolay Iliev, violino;
     Eric Licciardi, viola;
     Adriana Holtz, Charles Brooks, Meryelle Maciente e Renato de Sá, violoncelo;
     Rubens de Donno, contrabaixo;
     Daniel Murray, guitarra;
     Beatriz Alesso e Karin Fernandes, piano;
     Heri Brandino e Karin Fernandes, percussão.
   

Você pode adquirir o disco  nas unidades do SESC e em sua livraria na internet.