BLACK HOLE QUARTET

05 junho, 2016
A cena italiana do jazz sempre muito forte, aqui apresentada pelo quarteto Black Hole formado por Daniele Cavallanti no sax, Walter Donatiello na guitarra, Michelangelo Flammia no contrabaixo e Tiziano Tononi na bateria. O grupo explora de forma muito fluente o experimentalismo e o livre improviso, criando uma música bem contemporânea, fazendo do jazz uma linguagem que vai além do tradicional.

O saxofonista Daniele Cavallanti é muito atuante no cenário jazz europeu, líder de várias formações entre duos, quartetos, sextetos e combos sem elementos harmônicos e ensembles, fazendo da música criativa o motor de suas composições. Sempre ao seu lado o baterista Tononi, fiel companheiro de jornadas musicais, com quem fundou nos anos 80 o grupo Nexus, inspirado na música de Charles Mingus, Ornette Coleman, John Coltrane, Albert Ayler e Don Cherry.
O guitarrista Walter Donatiello frequentou Berklee e teve mestres como Mick Goodrick, Joe Pass e Pat Metheny. Apaixonado pela raiz musical afro-americana, fonte de seus estudos e aspirações, mergulhou no estudo do ritmo e da música de vanguarda, o que o levou a conhecer os guitarristas Marc Ribot e Marc Ducret, expoentes da guitarra livre.
O contrabaixista Michelangelo Flammia carrega em sua formação músicos clássicos contemporâneos (Schoenberg e Cage) e representantes da musica minimalista (Philip Glass e Robert Fripp), e foi do encontro com o guitarrista Donatiello que deu o início da construção de um projeto que explorasse novas formas de composição e improvisação.

Black Ol' Blues é o segundo álbum do Black Hole Quartet, e foi gravado em julho de 2010 no Lab Service Studio, Milano, lançado pela gravadora Rudi Records.