ELAS : MAHALIA BARNES

03 março, 2015
A australiana Mahalia Barnes é uma das vozes emergentes que vai dar muito que falar. Tem no berço sua formação musical, é filha do grande vocalista Jimmy Barnes, a sua grande inspiração, e cresceu cercada de música. Desde cedo guarda uma paixão pelo Soul e R&B, não escondendo suas influências em Aretha Franklin, Stevie Wonder, Donny Hathaway e Otis Redding. Ainda menina, integrou o grupo "The Tin Lids", uma banda pop formada com seus irmãos Eliza-Jane, Elly-May and Jackie Barnes, e juntos gravaram 4 álbuns. Em 2012 participou da primeira edição do The Voice australiano, interpretando a canção "Proud Mary", clássico do Credende.
Nessa época, Mahalia já tinha 2 álbuns gravados como líder - em 2008 lançou "The Soul Mates Volume 1", que mais tarde, em 2011, ganhou um segundo volume. Já tinha bastante bagagem de palco, afinal abria as turnês da cantora Mavis Staples e começou a ganhar evidência nos festivais por onde passava.

Kevin Shirley, o genial produtor de Joe Bonamassa, resolveu investir na produção do novo álbum de Mahalia - "Ooh Yea - The Betty Davis Songbook", uma homenagem a Betty Davis. A idéia deste projeto surgiu quando Mahalia cantou alguns temas de Betty Davis para Kevin enquanto participava das sessões de gravação do álbum triplo de seu pai "Hindsight" (2014). E onde Kevin põe a mão, é certeza de trabalho de muita qualidade.

Betty Davis foi uma cantora negra americana do movimento Funk e R&B nos anos 70, esposa de Miles Davis no final dos anos 60, que a colocou na capa de seu álbum 'Files of Killimanjaro" (1968) e dedicou a música "Mademoiselle Mabry" a ela. Foi Betty Davis que introduziu Miles na música de Hendrix e na música Black que emergia naquela época, o que, de fato, acabou levando Miles em outras direções.

Em breves palavras no encarte do álbum, Mahalia ser fã de Betty há muito tempo; e lembra da primeira vez que a ouviu e como ela chamou sua atenção. Para ela, Betty é selvagem, livre, intensa, poderosa e sexy.


"Ooh Yea - The Betty Davis Songbook" traz 12 composições que foram gravadas por Betty Davis, distribuídas em seus álbuns "Betty Davis" (1973), "They Say Im Different" (1974) e "Nasty Gal" (1975).
O álbum traz Joe Bonamassa como convidado especial, e Mahalia Barnes conta com sua banda base intitulada The Soul Mates, formada Ben Rodgers no baixo, Franco Raggatt na guitarra, Lachlan Doley e Clayton Doley nos teclados e hammond e Keys Dave Hibbard na bateria; traz três backing vocals - Darren Percival, Jade MacRae, Juanita Tippinse, todas australianas; e seu pai Jimmy Barnes também participa como vocalista convidado.


mahaliabarnes.com/

Leia também -

Rock Candy Funk Party Joe Bonamassa : See Saw Joe Bonamassa : Don´t Explain