MICHAEL WOLLNY TRIO

29 dezembro, 2014
O pianista alemão Michael Wollny já é um dos nomes de destaque no cenário Jazz europeu, pela sua musicalidade imprevisível, sempre procurando reinventar a si mesmo, o seu som e suas composições. A crítica já o vê como uma das mais populares personalidades musicais surgidas no país desde o trombonista Albert Mangelsdorff.
Seu atual trio é formado pelo contrabaixista Tim Lefebvre e pelo baterista Eric Schaefer, e lançaram o álbum Weltentraum pela gravadora ACT.

Michael Wollny Trio

Tim Lefebvre também pode ser ouvido nos trabalhos do trompetista Till Bronner e dos guitarristas Wayne Krantz e Chuck Loeb, entre outros, além de integrar o grupo Rudder.
Eric Schaefer é um baterista muito atuante, eclético, integra o trio do fantástico guitarrista Arne Jansen, tem álbum solo gravado pela ACT - "Who Is Afraid Of Richard Wagner?" (2013), e está presente no trio de Wollny desde seus primeiros álbuns, que tinha na formação a contrabaixista Eva Kruse - "Call It [em]" (2005), "[em] II" (2006), "[em] III" (2008) e Wasted & Wanted (2012).
Wollny ainda tem um belíssimo álbum em piano solo - "Hexentanz" (2007), em que descreve a música como gótica, em uma linguagem que mescla Schubert com Bjork.

Wollny não está preocupado com emoções superficiais. Sobre seu processo de composição, afirma começar com uma ideia, um som ou uma estrutura, e associa isso com um monte de outras coisas; e conforme vai se apresentando em shows vão surgindo novas ideias. Ainda esclarece que suas composições funcionam como um laboratório, em que tem todos os componentes estão sob seu alcance podendo trabalhá-los intencionalmente e, muitas vezes, inconscientemente.
Michael WollnyWeltentraum é um trabalho baseado em melodia, com simples arranjos em formato de piano trio, e foi realizado em muito pouco tempo no estúdio; e traz ainda a participação do vocalista Theo Bleckmann em 1 faixa.
Wollny é um artista de Jazz em plena ascensão, o que o colocou como primeiro alemão a ilustrar a capa da edição de março de 2014 da Jazzwise, publicação inglesa e uma das mais importantes quando o assunto é Jazz. O álbum ainda recebeu na Alemanha o prêmio pela German Record Critics; além das 4 estrelas na prestigiada Downbeat americana.



Leia também -

Leszek Mozdzer Jacob Karlson