EDIÇÃO 2014 DO RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES PROMOVE CONCURSO DE BANDAS

09 julho, 2014
O Rio das Ostras Jazz & Blues lança seu primeiro Concurso de Bandas, abrindo espaço para grupos de Jazz, Blues e Música Instrumental.
O vencedor será premiado com a apresentação de duas músicas autorais no palco principal na noite do dia 16 de agosto. Além disso, a banda vencedora tem presença garantida na edição de 2015.
O objetivo do concurso é abrir espaço para os músicos do Rio de Janeiro e a competição vai movimentar a cidade do Jazz, já que a população e os turistas poderão prestigiar apresentações de qualidade entre os dias 12 e 14 de agosto, período entre os dois finais de semana da programação principal.
Poderão se inscrever bandas do estado do Rio de Janeiro que sejam formadas por três a sete integrantes. Para a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha disponível no site da Prefeitura de Rio das Ostras e enviar junto um CD contendo três músicas, sendo duas autorais e uma cover, dentro da proposta de gênero do grupo. O material deve ser entregue até 31 de julho via Correios ou diretamente na sede da Secretaria de Turismo de Rio das Ostras - Praça Prefeito Cláudio Ribeiro s/nº, Extensão do Bosque; e na Fundação de Cultura - Praça São Pedro 109, Centro.
Ao todo, serão 18 grupos selecionados por uma equipe técnica composta por cinco jurados. Seis bandas se apresentam por dia nos dias 12, 13 e 14, em shows de 18 minutos. Serão observados pelo júri os quesitos interação, letra em português ou inglês, melodia, harmonia, ritmo, criatividade, performance e a impressão geral dos jurados. O edital está disponível no site da prefeitura e na página do festival.
Mais informações pelo telefone da organização (22) 99819-6969.

E, como sempre, esta 12º edição do festival promete. O evento será realizado em 2 finais de semana do mês de agosto - dias 8, 9, 10 e 15, 16 e 17. Serão mais de 60 horas de música em mais de 30 shows gratuitos espalhados pelos quatro palcos da cidade - Praça São Pedro, Lagoa de Iriry, Praia da Tartaruga e o palco principal de Costazul.

Na programação deste ano, o Jazz contemporâneo com o baixista Marcus Miller e o trompete de Randy Brecker; a voz imponente de Al Jarreau, em um passeio por várias tendências; a fusão Jazz-Rock do power trio HBC formado por Billy Cobham, substituindo Dennis Chambers que não poderá vir por problemas de saúde, Scott Henderson e Jeff Berlin; o Blues na guitarra de Larry McCray e na harmônica de Rick Estrin & The Nightcats; e o peso Blues-Rock do guitarrista Popa Chubby.
No elenco nacional, Taryn Szpilman a frente da Rio Jazz Orquestra e um convidado muito especial - o guitarrista Toninho Horta; o violão de Badi Assad ao lado do percussionista Marcos Suzano; o sopro de Carlos Malta; e a guitarra incendiária de Pepeu Gomes.
E algumas novidades por aqui como o Funk holandes da The Jig, a onda Zydeco de Rockin Dopsie Jr e o cantor e violonista Raul Midón.


Confira a programação -

8 de agosto, sexta-feira
Costazul, 20h : Orquestra Kuarup; Carlos Malta e Pife Muderno; Marcus Miller; Pepeu Gomes

9 de agosto, sábado
Praça São Pedro, 11h15 : Duca Belintani
Iriry, 14h15 : Pepeu Gomes
Tartaruga, 17h15 : Marcus Miller
Costazul, 20h : Afro Jazz; Larry McCray; Raul Midón; Rick Estrin & The Nightcats

10 de agosto, domingo
Praça São Pedro, 11h15 : Angelo Nani
Iriry, 14h15 : Rick Estrin & The Nightcats
Tartaruga, 17h15 : Raul Midón

15 de agosto, sexta-feira
Costazul, 19h30h : Adriano Grineberg; Badi Assad e Marcos Suzano; The Jig; Randy Brecker; Popa Chubby

16 de agosto, sábado
Praça São Pedro, 11h15 : Zuzo Moussawer Trio
Iriry, 14h15 : Popa Chubby
Tartaruga, 17h15 : Randy Brecker
Costazul, 20h : Taryn, Rio Jazz Orquestra e Toninho Horta; HBC; Al Jarreau; Rockin' Dopsie Jr & Zydeco Twisters

17 de agosto, domingo
Praça São Pedro, 11h15 : Glaucus Linx & Ancestrais Fututros
Iriry, 14h15 : Rockin' Dopsie Jr & The Zydeco Twisters
Tartaruga, 17h15 : HBC

O evento também poderá ser assistido em tempo real pela web, iniciativa de muito sucesso disponibilizada na edição do ano passado e que teve acesso em mais de 39 países, com maior número dos Estados Unidos, seguido da Argentina, Japão, França e Portugal.
Ainda, um aplicativo para smartphone e tablet para que o público possa acompanhar todos os detalhes da programação, artistas e dados turísticos de Rio das Ostras, disponível na Apple Store e Google Play.

O Rio das Ostras Jazz & Blues é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, com produção da Azul Produções; é patrocinado pela Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e conta com apoio cultural da Odebrecht, da Vallourec e da Caixa Econômica Federal.
http://www.riodasostrasjazzeblues.com/