MUTHSPIEL, GRENADIER E BLADE

28 julho, 2014
Driftwood
Brilhante o trabaho do trio liderado pelo guitarrista e violonista austríaco Wolfgang Muthspiel, ao lado do contrabaixista Larry Grenadier e o baterista Brian Blade - Driftwood.
Com uma ampla discografia, Muthspiel já realizou outros projetos com Blade e Grenadier, como em "Air, Love and Vitamins" (2004); o ousado duo "Friendly Travelers" (2007) ao lado de Blade; e "Drumfree" (2011) com Grenadier.

Driftwood é o primeiro registro do trio junto, e a estréia do guitarrista na gravadora ECM. O resultado é espetacular, carregando a característica da atmosfera da gravadora.
São 8 composições e Muthspiel alterna no violão acústico e guitarra, realizando passagens melódicas ("Uptown" e "Madame Vonn"), introspectivas ("Cambiata"), e um tanto experimental ("Lichzele"e "Highline"); além das belíssimas homenagens para Joe Zawinul ("Joseph") e Michael Brecker ("Bossa for Michael Brecker").
Sobre este trabalho, Muthspiel afirma que quis realçar e ampliar o horizonte da guitarra e ao mesmo tempo aproximar as possibilidades de contraponto de um trio de piano.
Ouça aqui : player ECM Records

Wolfgang Muthspiel nasceu na pequena cidade de Judenburg, Áustria. Começou estudando violino aos 6 anos, e aos 15 abraçou a guitarra. Aos 21 partiu para a América, Boston, para estudar na New England Conservatory com o guitarrista Mick Goodrich; mais tarde foi para Berklee onde gradou-se em 1989 com o título "Magna Cum Laude", com honras. Lá encontrou Gary Burton, que o convidou para integrar seu quinteto, vaga que foi ocupada por Pat Metheny 12 anos antes. Partiu para NY onde morou entre 1995 e 2002. Junto com seu irmão, o pianista Christian Muthspiel, criou o selo Material Records.

"Wolfgang Muthspiel é uma luz brilhante da geração da guitarra Jazz contemporânea."
(The New Yorker)



Leia também -

Brian Blade: Landmarks Brad Mehldau: Where Do You Star