NEXT COLLECTIVE: OS NOVOS YOUNG LIONS

11 junho, 2014
Next Collective
O grupo Next Collective traz os young lions do Jazz contemporâneo juntos no album Cover Art, lançamento Concord Records.

Um privilégio contar com Ben Williams contrabaixo, Gerald Clayton piano, Walter Smith e Logan Richardson nos sopros, Matthew Stevens guitarra, Kris Bowers no Rhodes, Christian Scott no trompete e Jamire Williams bateria.
A iniciativa é do produtor Chris Dunn, que já produziu albuns de Christian Scott, Ben Willians, Kurt Elling e o quinteto Ninety Miles.
Dunn afirma que este trabalho começou como um meio de introduzir os novos artistas da gravadora, como Walter Smith e Matthew Stevens, que vem de diferentes estilos quando atuando como líder de grupo.

Apesar da proposta Jazz do album, os temas tem origem longe deste universo - D'Angelo (Africa), Meshell Ndegeocello (Come Smoke My Herb), Jay-Z (No Church in Wild), Stereolab (Refractions in the Plastic Pulse) e Pearl Jam (Oceans) são interpretados com uma roupagem bastante interessante e, com certeza, vai agradar os ouvidos mais exigentes. Aliás, essa é uma fórmula que dá certo e muito aplicada por nomes como The Bad Plus, Rachel Z, Jacob Karlson e muitos do mundo jazzístico.
Além da presença de Christian Scott, que faz uma interpretação quase bucólica do tema Marvin´s Room (Drake), tem que destacar o guitarrista Matthew Stevens, também integrante do quinteto de Scott, com uma linguagem moderna de fraseado e timbre, seguindo a linha dos seus contemporâneos residentes na big apple. Stevens recebeu a maior honra do departamento de guitarra da Berklee School.
Vale conferir !


nextcollectivemusic.com/