ELAS : IMELDA MAY

05 abril, 2014
Eu conheci essa moça no video em homenagem a Les Paul liderado pelo guitarrista Jeff Beck, Rock'n'Roll Party, gravado ao vivo no Iridium, NY, em 9 de junho de 2010, data que celebraria os 95 anos de Les Paul.
Imelday May era a voz a frente de um super grupo que ainda contou com as participações de Brian Setzer e Trombone Shorty em um repertório dos anos 50 e 60, com direito a uma arrepiante interpretação de Cry me a River além de muitas composições do homenageado.

Imelda Mary Higham é irlandesa, cresceu em Dublin, é a mais nova de cinco irmãos, e recebeu muito da influência musical que eles ouviam em casa, principalmente Elvis, que era o preferido de um deles. Aos 4 anos de idade já estava cantando com sua irmã na igreja e não parou mais, até que aos 9 anos apaixonou-se pelo Rockabilly e pelo Blues.
Sua carreira musical como cantora iniciou de verdade aos 16 anos, se apresentando no circuito de bares locais. Na época, já tinha fôlego de cantora. Certa vez, seu pai, a vendo triste por ter sido largada pelo namorado, pergunta a ela se seu coração está quebrado e, com a afirmação dela, diz ele, muito enfático - "Então agora voce pode cantar Blues"; e Imelda se entregou e carregou consigo a influencia do Blues de Elmore James e Billie Holiday e do Rockabilly de Buddy Holly e Eddie Cochran. E esse estilo reflete em seu visual e vestuário. Que bela moça !
Ao lançar seu primeiro album, No Turning Back (2003), muda-se para Londres com o marido e guitarrista Darrel Higham e forma seu próprio grupo, que hoje ainda conta com o baixista Al Gare e o baterista Steve Rushton. Seu segundo album, Love Tatoo (2007), foi muito bem recebido pela crítica e alcançou o primeiro lugar nas paradas irlandesas e esse destaque chamou a atenção do apresentador Jools Holland, que a convidou para participar de seu programa e conquistou uma super audiência.
Após receber o prêmio de "Female Artist of the Year" pela Meteor Awards em 2009, partiu em turnê pela América e apresentou-se na edição do Grammy no ano seguinte realizando uma homenagem a Les Paul.
Com seu terceiro album nas mãos, Mayhem (2010), Imelda reforça sua marca no som Rockabilly e alcança a posição número 1 nas paradas, o album chegou na marca do meio milhão de vendas e deu a ela um status de "superstar", e novamente aproveitou a mídia da TV para lançar o album no programa "Tonight Show with Jay Leno".
E já tem album novo a caminho, Tribal, com previsão de lançamento para junho de 2014.

Mais sobre Imelda May em  imeldamay.co.uk/