JACOB KARLSON

11 fevereiro, 2014
País que faz fronteira com a Noruega e Dinamarca, a Suécia insere-se geografica e históricamente no território que era conhecido como Escandinávia, terra dos lendários Vikings.
Hoje, tempos modernos, a região é berço de grandes músicos e o Jazz tem forte presença, principalmente nos pianistas, como o saudoso Esbjorn Svensson, Bobo Stenson, Jan Lundgren, além da bela voz da emergente Viktoria Tolstoy; muitos promovidos pela gravadora alemã ACT.

Aqui em foco, mais um deles - o pianista Jacob Karlson, cuja música se coloca na intersecção entre a melancolia e a sensibilidade, em uma combinação calorosa e apaixonada.
Um improvisador nato, de técnica e complexidade rítmica e harmônica, o que exalta comparações ao nível de Keith Jarrett e Bill Evans. Parece exagero, mas não é; e ele é enfático quando fala sobre sua música -
"Somos modernos, mas temos uma história, e é precisamente isso sobre o qual é refletida a minha música. Sou fascinado pela possibilidade de novas tecnologias. No entanto, também preciso do calor humano e da conexão com a terra a fim de me sentir feliz."

Sua musicalidade o fez muito popular, tornando-se um requisitado sideman já no início de sua carreira, atuando ao lado Nils Landgren, Viktoria Tolstoy, Billy Cobham e Kenny Wheeler, entre outros, reconhecimento este que impulsionou seus próprios projetos.
Em 2010, foi premiado na cerimônica Django d'Or como um artista em ascenção no Jazz contemporâneo e nomeado como músico de Jazz do ano pela Swedish Radio. Em 2012, foi eleito para o renomado grupo Steinway-Artists, cuja aceitação representa um verdadeiro reconhecimento pela excelência musical e pela confiança e dedicação ao instrumento da marca.

Jacob Karlson possui 8 albuns em sua discografia - More (2012), The Big Picture (2011), Heat (2009), Improvisational (2008), Big5 (2003), Today (2002), Going Places (1998) e Take your Time (1996).
Jazz contemporâneo, que se complementa com um repertório eclético - do evidente entusiasmo por Maurice Ravel, passando pelo Rock do U2 em "In God´s Country" (Joshua Tree) até uma versão ousada e jazzística do clássico do Pop "Maniac", tema do badalado filme Flashdance.
Seu atual trio, JK3, traz Hans Andersson no contrabaixo e Robert Mehmet Ikiz na bateria.


jacobkarlzon.com