ELAS : DEBORAH COLEMAN

29 janeiro, 2014
Deborah Coleman nasceu em Portsmouth, Virginia, e cresceu ouvindo música. O pai tocava piano, seus dois irmãos tocavam guitarra e sua irmã tocava teclados; não tinha como ser diferente, naturalmente Deborah tratou de colocar um instrumento em suas mãos e, aos 8 anos, abraçou a guitarra.
Aos 15 anos começou a participar de grupos locais, muito impressionada com o som de Hendrix.

A guitarra realmente fez sua cabeça e logo já estava familiarizada com o som dos Yardbirds, Cream, Jimi Page e Jeff Beck, este que é um dos seus favoritos. O ápice deste encantamento pela guitarra deu-se quando, aos 21 anos, foi a um concerto em que na mesma noite estavam no palco Muddy Waters e John Lee Hooker. Era, definitivamente, o início de uma história.

A inspiração de sua voz vem de Chrissie Hynde, Patti Smith e o lado Blues de Bessie Smith, Janis Joplin e Alberta Hunter.
Inquestionavelmente, Deborah tornou-se uma das mais vibrantes guitarristas femininas, reputação dada a sua energia no instrumento. No início de sua carreira foi premiada com o título de "National Amateur Talent Search", evento promovido pelo Charleston Blues Festival, o que lhe rendeu um contrato com a New Moon Records, onde gravou seu primeiro album solo. Era o primeiro passo antes de assinar com a Blind Pig Records por onde lançou mais cinco albuns, entre eles seu primeiro e fantástico album ao vivo intitulado "Soul it Be!".
Deborah também foi integrante do projeto promovido pela Ruf Records intitulado Blues Caravan - em 2007 ao lado de Roxanne Potvin e Sue Foley com a temática "Blues Guitar Women"; e em 2008 com Dani Wilde e Candye Kane com a temática "Guitars & Geathers".
Foi premiada como melhor guitarrista feminina pela "Orville Gibson Award" e nomeada por seis vezes para o "W.C. Handy Blues Music Award"; além de ganhar destaque em publicações especializadas como a Blues Revue, Living Blues e Downbeat.

Aos 25 anos, Deborah casou-se e colocou a carreira musical em segundo plano para dedicar-se na educação da sua filha.

Assista o tema Don´t Lie to Me, registro do Berm Festival, Suiça, em 2002 -