MORRE O GUITARRISTA JIM HALL

10 dezembro, 2013
Jim Hall
A guitarra no Jazz perde um dos seus grandes mestres. Jim Hall morre aos 83 anos, vítima de ataque cardíaco em sua residência no Greenwich Village, NY.

Um guitarrista de toque elegante, de uma digitação limpa, fiel ao Jazz e que influenciou uma infinidade de outros guitarristas, entre eles Pat Metheny, com quem gravou um excelente album em duo.
Em sua ampla discografia, há registros marcantes e obrigatórios como The Bridge (1962), em um super quarteto ao lado de Sonny Rollins; os albuns em duo com o pianista Bill Evans, Undercurrent (1963) e Intermodulation (1966); o quinteto com Chet Baker e Paul Desmond em Concierto (1975); além de seus albuns como líder, como os excelentes Live (1975), Circles (1981) e All Across the City (1989). Lógico que há tantos outros, mas esses são, particularmente, os mais expressivos.

James Stanley Hall nasceu em Buffalo, New York, em 1930, e começou a estudar guitarra aos 10 anos, cujo instrumento ganhou de sua mãe. Mudou-se para Cleveland, Ohio, onde, no meio dos anos 50, ingressou no Institute of Music para estudar teoria musical, além de piano e contrabaixo. Não demorou para partir para Los Angeles e tornar-se o guitarrista do quinteto de baterista Chico Hamilton. Nessa época, predominava o Cool Jazz.
Outro momento de grande importância na carreira de Jim Hal foi como sideman do saxofonista Jimmy Giuffre, com quem também registrou boa discografia; e ao lado do trompetista Art Farmer.

Em 1997, Jim Hall recebeu o título de melhor compositor e arranjador de Jazz, pelo New York Jazz Critics; e em 2004 foi eleito Jazz Master pela National Endowment for the Art, honra concedida para músicos de Jazz na America.

Sempre adepto das guitarras archtop, de corpo largo, Jim Hall usou modelo 175 da Gibson, D'Aquisto e mais tarde ganhou um instrumento assinado para ele pelo luthier Roger Sadowski.
Um músico extraordinário, compositor de mão cheia, uma escola de guitarra jazzística, e mesmo nos seus 80 anos ainda estava tocando muito e bastaste ativo. Em 2008 lançou o projeto Hemisphere, um album duplo dividido em duo com Bill Frisell e em trio com Scott Colley e Joey Baron; em 2010 gravou em duo com Kenny Barron o album Conversations; e recentemente lançou Live at Birdland, registro de uma sessão gravada em dezembro de 2010 ao lado de Greg Osby, Steve LaSpina e Joey Baron.

Jim Hall : 1930-2013