É BATE E REBATE: DUO TAUFIC

18 dezembro, 2013
Piano e violão já protagonizaram grandes momentos na nossa música instrumental.
A fórmula é bem conhecida - Cesar Camargo Mariano e Helio Delmiro colocaram o disco "Samambaia" (1981) como um dos mais extraordinários já gravados nesse formato; Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta também registraram a beleza dessas formas no disco "Afinidades" (1993); e o mesmo Cesar Carmargo convidou Romero Lubambo para registrarem o belíssimo disco "Duo" (2003).

Instrumentos de características, formato e timbres tão distintos, mas que se complementam com uma beleza estonteante, e cuja dimensão dos sons é dada pela dinâmica e intensidade que o músico coloca.

Roberto Taufic e Eduardo Taufic

Os irmãos Roberto Taufic e Eduardo Taufic formam o DUO, violão e piano respectivamente, e apresentam o novo disco, Bate Rebate, totalmente autoral, resultado de anos vivenciando a música, sempre em um diálogo criativo e harmonioso.

A direção musical deste trabalho é do fantástico Andre Mehmari, que também participa do disco tocando sanfona no tema "Sobre as nuvens"; e que traz também como convidada a cantora Luciana Alves em "É assim".
Sem dúvida, é muito evidente as influências de ambos nas 18 composições do disco, em que Eduardo assina 6 e Roberto 12, e isso só enriquece a audição. Um trabalho quase que intimista, mas que passeia por sonoridades muito familiares, e não tem como destacar o toque 'gismonti' no piano de Eduardo em "Nosso chão"; e as belas baladas "Quando vem do coração", "Ficou o amor", "Lembranças" e "De tanto amar".
Nesse diálogo incessante, as vozes desses instrumentos se complementam e respondem em harmonia e melodia, um bate e rebate, como em "Deu gato na cabeça" e "Children´s dance"; nas linhas de baixo do violão de Roberto em "Assenza" e "Êta danado" e em momentos de liberdade criativa como em "Bicho solto".


"Pra mim, a música é assim, sem ser, sem par, sem fim", são as palavras de Roberto Taufic no encarte do disco, e que resume a beleza deste trabalho.

Eduardo Taufic nasceu em Natal e iniciou na música aos 11 anos. Já realizou trabalhos na nossa música instrumental ao lado de, entre outros, Arthur Maia, Ricardo Silveira, Guinga e Pascoal Meirelles, e também compõem trilhas sonoras. Foi eleito em 2012 como Instrumentista do Ano no Prêmio Hangar de Música.
Roberto Taufic nasceu em Honduras e veio para o Brasil aos 5 anos de idade, e aos 15 elegeu o violão como profissão, e tão logo já estava nos palcos acompanhando artistas como Dulce Quental e Wilson Simonal. Nos anos 90 partiu para a Itália, onde estudou improvisação jazzística.

www.duotaufic.com/



Leia também -

Juarez Moreira Cau Karam & Quarteto À Deriva Ulisses Rocha