O PIANISTA DONALD VEGA

05 dezembro, 2013
O pianista Donald Vega tem berço musical. Começou tocando piano aos 3 anos de idade e teve no avô e tio seus primeiros mestres, ambos músicos em sua terra natal, Nicaragua.
Emigrou para os EUA aos 14 anos e quando chegou somente conhecia duas palavras - Bud Powell. Teve como mentor o baterista Billy Higgins no The World Stage, uma escola e galeria de arte em Los Angeles fundada por Billy em 1989, e que tem como missão preservar a música e a literatura afroamericana.
E Vega não parou por aí, partiu para a University of Southern California para juntar-se ao contrabaixista John Clayton e mais tarder graduou-se no coração da 'big apple', nas tradicionais Manhattan School of Music e Juilliard School, onde estudou com Kenny Barron. Foi eleito pianista do ano pela Downbeat em 2008 e vencedor da Great American Jazz Piano Competition em 2010.

Em Spiritual Nature (2012, Resonance Rec), seu segundo album, traz um seção rítmica da pesada formada por Christian McBride contrabaixo, Anthony Wilson guitarra, Lewis Nash bateria e as participações especiais de Christian Howes no violino, Bob Sheppard sax, Gilbert Castellanos trompete e Bob McChesney trombone.
Para Vega, o título do album é a direção para o caminho da magia e mistério da natureza e espírito.

O album abre com "Scorpion", no melhor estilo hardbop com o naipe de metais puxando pressão; Vega aparece contagiante em "Accompong"(Monty Alexander) e "First Light"(Ron Carter), em que também destaca-se a guitarra de Anthony Wilson, magistral músico; no melhor estilo piano-trio, Vega também não economiza nos temas "You Never Tell Me Anything" e "Future Child"; as baladas estão presentes em "Future Child", que ganhou o violino de Howes, e na belíssima "I Remember Clifford"(Benny Golson); a textura bossa-nova aparece do tema título e Vega faz uma homenagem ao nosso Tom Jobim em "Falando De Amor", interpretada em piano solo.

Donald Vega hoje é integrante do Golden Striker Trio, liderado pelo contrabaixista Ron Carter, em substituição ao pianista Mulgrew Miller, que faleceu em março de 2013. E para o veterano Carter, Vega é uma das próximas vozes de expressão no piano.

Mais sobre Donald Vega em  www.donaldvega.com/

Som na caixa !