MORRE LOU REED AOS 71 ANOS

27 outubro, 2013
Lou Reed
Lou Reed morreu aos 71 anos em sua casa em Long Island.
A causa da morte foi uma doença hepática. Lou Reed havia feito uma cirurgia de transplante de fígado e estava em tratamento intensivo.

Um ícone do mundo do Rock.
Sua música fez, e ainda faz, parte da vida de muita gente.
Desde o Velvet Underground, seu primeiro grupo no final dos 60, formado ao lado de John Cale, seu som sombrio é a trilha perfeita para uma juventude rebelde, sem motivos, sem causas e cheia de consequências.
Quem nunca navegou em alguma viagem ao som do clássico tema "Walk on the Wild Side" ?
O tema está presente em seu album Transformer (1972), produzido por David Bowie, e deu a ele uma atenção especial, o que Reed odiava, tornando-se um das músicas mais tocadas na época, até hoje é um clássico.

De suas palavras, sempre acreditou que havia um número incrível de coisas que voce podia fazer com o som do Rock. O Velvet Underground, originalmente idealizado por Andy Warhol, teve um impacto significante no Rock underground no mundo inteiro, influenciou diretamente grupos como Joy Division, Talking Heads, R.E.M., entre outros, e suas músicas falavam sobre amor, alienação, alegria e transformação espiritual, que permaneceram no som de Lou Reed ao longo de sua discografia solo.
Seu tão polêmico album Metal Machine Music (1975) era puramente guitarra jogada em dois amplificadores, em que Reed alterava a velocidade no momento da gravação, sem voz, baixo e bateria. O album mais tarde teve um registro semelhante realizado por Pat Metheny em Zero Tolerance for Silence (1994). Sobre este album Reed disse uma década depois - "Ninguém que eu conheça ouviu este album até o fim, nem eu".

Louco, poeta, insano.
Lewis Allan Reed nasceu no Brooklin, NY, em 2 de março de 1942.

Lou Reed : 1942-2013