BRITISH BLUES AWARDS 2013

01 setembro, 2013

British Blues Awards foi criado em 2010 por um grupo de entusiastas da Nottingham Blues Society, Reino Unido, com o objetivo de recompensar os artistas de blues britânicos pela dedicação e esforço em divulgar o estilo.
Um comitê formado por radialistas, escritores e produtores são questionados para nomear os artistas em cada categoria e a votação é feita pelo público, com suporte das rádios locais, gravadoras e internet.

Criaram o prêmio "Kevin Thorpe Memorial Award", que premia o compositor do ano. Kevin Thorpe foi um reconhecido cantor e compositor de Nottingham e brilhou no cenário Blues britânico, mas infelizmente faleceu de um ataque do coração durante e edição de 2010 do Newark Blues Festival.

Sue Hickling, uma dos criadoras da entidade, escreveu uma carta aberta ao mundo do Blues, que transcrevo em resumo para conhecimento de todos os amantes do estilo -
abre aspas
Apesar do crescente interesse pelo evento, estamos considerando a continuidade do mesmo. 
Nós contamos com apoio de patrocínio e doações para financiar os prêmios, além da boa vontade dos colaboradores em ajudar e dispor de vossos tempos neste trabalho. Reconhecemos o suporte e força que recebemos das pessoas e organizações envolvidas e não queremos ser recompensados ou agraciados por nossos esforços. Nosso objetivo é identificar e valorizar os talentos em cena no Blues britânico. Não participamos nem interferimos sobre o resultado final, os votos são decididos pelo público.
No entanto, apesar de minoria, temos recebido feedback negativo e maldoso, o que é muito desanimador.
Vamos passar por um período de avaliação, discussão e decisão se e como vamos seguir em frente.
Para a imensa maioria, reconhecemos e agrademos todas as mensagens, comentários e sugestões positivas e construtivas, e é isso que nos motiva continuar o trabalho e que influenciará nossa decisão final.
fecha aspas

E nós, aqui do outro lado do continente, vamos apoiar -
acesse : www.britishbluesawards.com
acompanhe no Facebook : www.facebook.com/bbawards

Na votação deste ano, 107 países participaram. Na premiação, destacaram-se Ian Siegal, que levou três prêmios - vocal masculino, composição e disco do ano; Chantel McGregor com dois prêmios - vocal feminino e guitarrista do ano. Ambos artistas estão em foco pelo terceiro ano seguido - Ian Siegal foi premiado nas duas edições anteriores como vocal masculino e em 2012 também levou destaque no trabalho acústico; Chantel McGregor foi premiada na edição passada como vocal feminino e em 2011 como talento jovem, ela realmente é um espetáculo e já foi destaque aqui no site; e King King, o melhor grupo pelo segundo ano consecutivo e em 2011 levou o título de album do ano.

Confira os vencedores da edição 2013 -

Male Vocalist of the Year : Ian Siegal
Female Vocalist of the Year : Chantel McGregor
Band of the Year : King King
Acoustic Act of the Year : Marcus Bonfanti
Guitarist of the Year : Chantel McGregor
Harmonica player of the Year : Paul Lamb
Keyboard Player of the Year : Bennett Holland
Bass Player of the Year : Lindsay Coulson
Drummer of the Year : Wayne Proctor
Instrumentalist of the Year : Becky Tate
Young Artist of the Year : Dan Owen, Lucy Zirins
Festival of the Year : Hebden Bridge
Overseas Artist of the Year : Walter Trout
Independent Blues Broadcaster of the Year : Dave Raven
Album of the Year : Candy Store Kid, Ian Siegal and the Mississippi Mudbloods
Kevin Thorpe Memorial Award Songwriter of the Year : I Am The Train, Ian Siegal
Lifetime Achievement Award : Mike Vernon, Barry Middleton
British Blues Greats : Bill Wyman, Wilko Johnson e Chris Farlowe