MORRE A PIANISTA MARIAN MCPARTLAND

21 agosto, 2013
Assim fica dificil !
A pianista Marian McPartland morreu nesta terça-feira, aos 95 anos, em sua residência em Port Washington, NY.
Umas das pianistas mais populares do Jazz e apresentava um dos mais fantásticos programas de rádio chamado "Marian McPartland’s Piano Jazz", em que rolavam entrevistas e apresentações de grandes músicos e, lógico, com sua participação no piano em duos.
O programa era produzido por uma rádio pública da Carolina do Sul e foi ao ar na primeira vez em 9 de outubro de 1978. Originalmente era para ser sobre pianistas, o primeiro convidado foi Billy Taylor; mas lista foi aumentando e passou a incluir grandes vozes como Mel Tormé e Tony Bennett e instrumentistas como Dizzy Gillespie, Keith Jarrett, Kenny Burrell, Ray Charles, Pat Metheny, entre muitos outros e de todas as gerações.
O programa era ouvido por mais de 200 rádios ao redor do mundo e  em 1983 recebeu o prêmio Peabody Award, que reconhece o mérito em programas de rádio e TV.

Ela é uma das integrantes da foto de Art Kane de 1958, "Um grande dia no Harlem", que publiquei aqui recentemente, e ainda era uma das lendas vivas entre os 57 participantes da foto.
Nos anos 40, o crítico Leonard Feather brincava com ela dizendo que nunca teria destaque no Jazz por ela ser de origem inglesa, branca e mulher, mas para ela isso nunca foi uma brincadeira. É fato que tudo conspirava contra uma mulher para ter sucesso no meio dos músicos de Jazz nessa época, e McPartland se superou, cativou ou ouvintes com sua elegância e belos improvisos.

Margaret Marian Turner nasceu em Windsor, Inglaterra, em 1918.
Marian McPartland : 1918-2013

Ouça um programa da NPR Radio em sua homenagem -