UM TRIBUTO PARA LUTHER ALLISON

10 julho, 2013
Walter Trout

Luther Allison foi um daqueles guitarristas incendiários. Mudou-se para Chicago aos 12 anos e não se cansava de ouvir Sonny Boy Williamson e Muddy Waters, cujo filho era seu colega de escola e ele sempre aproveitava e parava na casa do mestre para ouví-lo ensaiando.
Aos 18 anos já estava nas jams com Magic Sam, Otis Rush e Freddie King, quem o incentivou a cantar.

Gravou albuns históricos como Bad News is Coming (1973), Luther Blues (1974) e Live in Chicago, gravado em 1995 no Chicago Blues Festival e lançado pela Alligator em 1999, após sua morte em 1997, decorrente de um cancer.
Deixou um legado para o Blues.

E quem faz a homenagem a Luther Allison é o guitarrista Walter Trout, no album intitulado
Luther´s Blues (2013, Mascot Music).
Em toda a sua discografia Trout jamais realizou um album cover, esta foi a única exceção pois Luther é o seu preferido, além de ter sido um grande amigo.
Tocaram juntos apenas uma vez no Montreux Festival em 1986 quando Trout acompanhava o grupo de John Mayal, e Luther Allison realizou um set com o grupo. A foto que ilustra a capa do album foi tirada após este show.
Para Trout, a paixão de Allison pela música, seu comprometimento e sua energia no palco eram contagiantes e desde sua morte em 1997 ele que pretendia fazer um album em sua memória, mais que um tributo a sua música, um tributo ao jeitão que Allison levava a vida.

No repertório, 13 composições em que Luther Allison assinou 11 delas - I’m Back, Cherry Red Wine, Move From The Hood, Bad Love, Big City, Chicago, Just As I Am, Pain In The Streets, All The King’s Horses, Freedom e Luther Speaks. Bernard Allison, seu filho, contribui com Low Down And Dirty e também participa da faixa; e Trout com When Luther Played The Blues.
Os temas estão nos seguintes albuns originais de Luther - Songs from the Road, Bad Love, Blue Streak, Reckless e Soul Fixin' Man.

O grupo que acompanha Trout é Rick Knapp baixo, Sammy Avila e Deacon Jones hammond, Skip Edwards piano e Michael Leasure bateria.

Som na caixa !

"Eu não quero ser um estranho por onde ando.
Eu quero ser parte do universo de todos. 
Não preciso de fãs, eu preciso de amigos, vamos fazer amigos fãs. 
Eu quero ver voce hoje, eu quero ver voce amanhã. 
É isso que eu quero."
Luther Allison