A SANFONA CALOU. MORRE DOMINGUINHOS.

23 julho, 2013
que falta eu sinto de um bem, que falta me faz um xodó
mas como eu não tenho ninguém, eu levo a vida assim tão só

Dominguinhos : 1941-2013
A sanfona calou.
José Domingos de Moraes, nosso Dominguinhos, faleceu aos 72 anos, perdendo a luta contra um cancer.
Aquele que trouxe a alegria do forró e o registrou em uma ampla discografia, deixando uma história na música regional brasileira contada nos baixos de uma sanfona.
A sanfona que levou o prêmio do Grammy Latino em 2002.

Dominguinhos nasceu em Garanhuns em 1941. Filho de sanfoneiro, começou a aprender o instrumento com seis anos de idade quando ganhou um pequeno acordeão de oito baixos. Tornou-se um estudioso do instrumento, nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e músico profissional ainda garoto.
Aos nove anos conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que ele estava hospedado, e o mestre se impressionou com a desenvoltura do menino convidando-o para ir ao Rio de Janeiro. E Gonzagão lhe deu de presente uma sanfona e o colocou em seu grupo.

Dominguinhos : 1941-2013