DE SENHORES, BARONESAS, BOTOS, URUBUS, CABRITOS E OVELHAS

20 julho, 2013
Cau Karam, Quarteto À Deriva

abre aspas

De Senhores, Baronesas, Botos, Urubus, Cabritos e Ovelhas é o resultado da parceria criativa entre o violonista e compositor Cau Karam e o Quarteto À Deriva. Fruto de um delicado equilíbrio entre afinidades e diferenças, o album apresenta uma música original, expressiva e cheia de nuances, atenta à riqueza das matrizes que a cultura brasileira oferece e, ao mesmo tempo, aberta a infinidade de possibilidades criativas que surgem no diálogo entre essas tradições e formas contemporâneas de Jazz e Música Erudita.

A característica central da música de Cau Karam é a presença marcante das matrizes musicais brasileiras. A riqueza rítmica e a linguagem melódica dos gêneros tradicionais são recriadas de um ponto de vista pessoal, incorporando um enfoque harmônico e formal muito original e uma utilização cuidadosa de timbres na construção de arranjos. À Deriva, por sua vez, foca sua produção na elaboração de situações musicais com alto potencial criativo, baseadas sobretudo na improvisação e na interação livre entre os músicos. Mesmo marcada pelo experimentalismo, que se manifesta de forma renovada a cada performance, é sempre sensorial e expressiva.
São características comuns aos dois trabalhos e pontos de partida na construção da parceria, a sonoridade baseada em instrumentos acústicos, o desejo de aprofundar o conhecimento a respeito das distintas culturas que estão ao nosso redor e o compromisso com o nosso tempo.

Cau Karam e À Deriva propuseram-se um processo criativo orientado pela horizontalidade. A disposição ao risco e a consciência das diferenças, associadas à profunda amizade e admiração que os une, conduziu-os a um lugar novo. Alimentados por um impulso criativo renovado, cada indivíduo pôde transbordar suas potencialidades. Juntos, dedicaram-se à construção de arranjos para composições que, quando nasceram, representavam fragmentos de um imaginário muito particular, e, mais adiante, ao serem reelaboradas coletivamente, ganharam novas dimensões e significados.

De Senhores, Baronesas, Botos, Urubus, Cabritos e Ovelhas resulta em uma totalidade significativa, um universo que emerge da justaposição de cada um desses fragmentos de experiência, construídos no encontro - sínteses possiveis em que da sobreposição das diferenças emergem particularidades compartilhadas.

fecha aspas
Texto inserido no encarte do album 
"De Senhores, Baronesas, Botos, Urubus, Cabritos e Ovelhas"

Mais sobre o trabalho do grupo em  http://musicaaderiva.com.br/caukaramaderiva/

Confira o video do Making Of do album -




Mais Quarteto À Deriva -

Cau Karam e Quarteto À Deriva