BETH HART E JOE BONAMASSA RESGATAM CLÁSSICOS

08 junho, 2013
A parceria deu certo e novamente a cantora
Beth Hart e o guitarrista Joe Bonamassa apresentam novo disco, Seesaw.

A capa é uma quase homenagem ao album Live at Regal de B.B. King, gravado em 1965, este que figura entre os 500 grandes álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e está inserido no livro "1001 discos para se ouvir antes de morrer".
Fazer música juntos só fez aumentar a amizade e a química musical que ambos carregam, na força do blues-rock na voz de Beth Hart, rasgada e dramática na interpretação das baladas, e na forte pegada blues da guitarra de Bonamassa.
Seesaw emplacou no "top list" da Billboard e sem dúvida é mais disco para audição obrigatória.
A produção novamente é de Kevin Shirley e participam do disco Blondie Chaplin na guitarra rítmica e percussão; Carmine Rojas no baixo; Arlan Schierbaum no piano, orgão e acordeon; Anton Fig na bateria; e os metais de Ron Dziubla sax, Lee Thornburg trompete e trombone; e Jeff Bova ficou responsável pelos arranjos de cordas.

No repertório, Them There Eyes, clássico dos anos 30 gravado por Bille Holiday em 1939 e aqui em uma versão com um ar west coast, em que se destaca o ataque dos metais e o solo de Bonamassa. Beth diz que sua mãe sempre cantava essa música para ela quando criança, uma importante influência dentro de casa. Close to my Fire é um hit do grupo alemão Slackwax, que mantém a mesma atmosfera reforçada pelos metais e pelas mãos de Bonamassa. A veia rock'n'roll aparece em Nutbush City Limits, que ficou marcada na voz de Tina Turner ao lado do marido Ike Turner, registro de 1973. Tina é uma das cantoras que Beth admira e para ela tornou-se um desafio gravar esse tema. Can’t Let Go levou o Grammy de 1998 na voz de Lucinda Willians; e Miss Lady é um tema de Buddy Miles que Beth inicialmente não queria gravar pois exigia muito da sua voz, mas o resultado foi muito positivo e, lógico, Bonamassa não economizou.
If I Tell You I Love You traz o songobook de Melody Gardot para uma versão meio folk meio
parisiense, com destaque para o acordeon de Alan na base dando uma atmosfera bastante sombria.
A balada I Love You More Than You’ll Ever Know é matadora. A introdução marcada pela guitarra repousa na voz melosa, quase de lamento, de Beth e tem um epílogo quase épico no solo de Bonamassa. Como na versão original de Donny Hathaway ou mesmo na interpretação na voz Amy Winehouse, é um belíssimo tema para arrepiar a alma.
A influência do R&B é marcante em Beth, e uma grande influência para ela é Etta James. Rhymes se apresenta com um bom groove, em que destaca-se novamente a guitarra de Bonamassa. A balada Sunday Kind Of Love é uma viagem na origem de Etta no tempo da Chess Records, aqui com uma seção de cordas ao fundo e é tema que tem muita importância para Beth pois era uma das preferidas de sua mãe.
O balanço, a energia de Bonamassa e um groove arretado imposto pelos metais dão a dose certa para o tema título, Seesaw, escrito por Steve Cropper e gravado por Aretha Franklin em 1968.
Fechando o disco, um hino - Strange Fruit. A canção, que ficou imortalizada nas vozes de Billie Holiday e Nina Simone, é um poema de protesto contra o racismo na América e foi escrita por Abel Meeropol. A versão de Billie Holiday foi incluída no Grammy Hall of Fame em 1978 e na lista das canções do século pela Recording Industry of America and the National Endowment for the Arts.

hartandbonamassa.com/

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