GUITARRISTA JOHNNY SMITH MORRE AOS 90 ANOS

19 junho, 2013
por Jeff Tamarkin
fonte : Jazz Times 

Johnny Smith, guitarrista de grande destaque nos anos 40 e 50, morreu aos 90 anos de causa natural em 11 de junho, em Colorado Springs.
Embora tenha sido um guitarrista muito atuante e cujo sucesso veio em 1952 com o album Moonlight in Vermont, que teve a participação do saxofonista Stan Getz, Smith é lembrado como o autor do tema Walk, Don´t Run, que escreveu em 1954. Uma versão rock deste tema foi gravada pelo grupo The Ventures em 1959 e tornou-se um hit no ano seguinte. Chet Atkins, Herb Albert e muitos outros também gravaram versões populares deste tema.
Entre os guitarristas, seu trabalho é altamente reverenciado e de muita influência. Sua tonalidade cool, sua técnica e a forte digitação fez do album Moonlght in Vermont uma audição essencial para aspirantes da guitarra.

Nascido em 25 de junho de 1922 em Birmingham, Alabama, Smith era autodidata e aos 13 anos, morando em Portland, Maine, já estava ensinando a arte da guitarra. Iniciou a carreira em um grupo conhecido como uma banda caipira, chamada Uncle Lem and the Mountain Boys, e aos 18 anos deixou o grupo e o estilo e partiu para o Jazz, formando um trio que ele chamou de Airport Boys.
Após sua dispensa do exército e uma temporada na banda militar, ele encontrou trabalho na NBC Radio Orchestra, em Portland, o que o levou a uma posição de destaque em New York sob o comando de Arturo Toscanini. No início dos anos 50, Smith tornou-se um músico regular no Birdland, onde tocou com Getz e Zoot Sims em um quarteto, e neste período também trabalhou com Benny Goodman.
Smith ainda estava trabalhando ativamente em 1957 quando sua esposa morreu durante o parto e ele desistiu de tocar, se recolhendo em Colorado Springs. Abriu a Johnny Smith Music Store para sustentar sua filha enquanto dava aulas de música. Mais tarde voltou a tocar temporariamente em clubes de Jazz da cidade e gravava esporadicamente. Ainda realizou uma turnê com Bing Crosby em 1977.

Guild e Gibson fabricaram guitarras modelo Johnny Smith.

Johnny Smith : 1922-2013