MAIS UMA VOZ DO BLUES CALOU: MORRE BOBBY BLAND

24 junho, 2013
por The Associated Press
23 de junho
fonte : NY Times

Bobby "Blue" Bland, o renomado cantor que combinava o Blues sulista e o Soul em sua música, morreu aos 83 anos.
Rodd Bland disse que seu pai morreu de complicações devido a uma enfermidade crônica em sua casa em Memphis, Tennessee, e estava cercado pelos parentes próximos.
Bland foi homenageado no Memphis Music Hall of Fame em 2012. 

Bland foi conhecido como o "Sinatra do Blues" e foi fortemente influenciado por Nat King Cole, e frequentemente gravava com arranjos ousados para acompanhar sua voz. Ele mesmo imitou Frank Sinatra na capa do album Two Steps From the Blues, em pé na frente de um edifício com um casaco jogado por cima do ombro.
Lawrence "Boo" Mitchell, filho do lendário músico e produtor Willie Mitchell, disse que ele trouxe um certo nível de classe para o estilo.
Da mesma geração de B.B. King, era um dos últimos conectados com as raízes do Blues. Teve seu nome inserido no Rock and Roll Hall of Fame em 1992 e foi uma influência para muitos jovens roqueiros.
Após a sua inclusão, a entidade percebeu que Bland era o segundo em importância, atras de B.B. King, como um produto da cena Blues da Beale Street em Memphis.

Nasceu em Rosemark, Tennessee, e mudou-se para as proximidades de Memphis ainda adolescente onde tornou-se um membro fundador dos Beale Streeters, grupo que também incluía B.B. King e Johnny Ace. 
Depois de uma temporada no Exército, ele gravou com o produtor Sam Phillips, que ajudou a lançar a carreira de Elvis Presley e Johnny Cash no início de 1950, e não demorou muito, ainda nesta década, para  Bland começar a encontrar o sucesso.
Emplacou seu primeiro hit na categoria R&B com Further On Up the Road em 1957, e foi nessa época que ele ganhou seu apelido, tirado de sua canção Little Boy Blue, porque seu repertório era muito focado nos assuntos do amor. Com I’ll Take Care of You, no início de 1960, Bland lançou uma dúzia de hits de R&B seguidamente, incluindo Turn On Your Love Light, em 1961.
Das suas canções mais conhecidas se incluem Call on Me e That’s the Way Love Is, ambas lançadas em 1963, e Ain’t Nothing You Can Do, em 1964.
Lead Me On, outra muito conhecida, quebra o coração do ouvinte na abertura - You know how it feels, you understand what it is to be a stranger in this unfriendly land (voce sabe como é sentir isso, voce entende o que é ser um estranho nesta terra hostil).

Bland não era tão conhecido como muitos de seus contemporâneos, mas foi uma grande influência para as primeiras estrelas do rock. Muitas de suas canções, especialmente Further On Up the Road e I Pity the Fool, foram gravadas por jovens roqueiros, incluindo David Bowie e Eric Clapton

Bobby "Blue" Bland: 1930-2013