DOIS MUNDOS ORQUESTRADOS POR FREDERICO HELIODORO

05 abril, 2013
O físico Hugh Everett, nos anos 50, afirmou a existência de mundos paralelos em sua Teoria dos Muitos Mundos; e que vivenciamos isso, porém não temos ideia de como esta natureza se apresenta e de como estes mundos estão relacionados.
Assim como Einstein, que comprovou a não distinção entre tempo e espaço e que ambos não podem ser verificados isoladamente, afirmando que um evento só pode ser definido conforme seu lugar no espaço e no tempo em que ocorre.
Viagens no tempo e no espaço, o que talvez eles queiram afirmar é que tudo "é aqui e agora". E a ficção também se encarregou de nos mostrar essa dualidade de realidades - Richard Bach, o autor de Fernão Capelo Gaivota, apresenta esse cenário em seu romance intitulado UM; além de inúmeras séries como a clássica "Tunel do Tempo", a trilogia "De volta para o Futuro", "Efeito Borboleta", entre outros.

Teorias físicas, angustias metafísicas, realidades paralelas, a única certeza é que a música está em todos esses universos.

"Dois Mundos" é o título do excelente trabalho do contrabaixista Frederico Heliodoro, seu segundo disco, aqui acompanhado por Pedro Martins guitarra, Felipe Vegas piano e Felipe Continentino bateria.

Em entrevista para Wilson Garzon, do Clube de Jazz, Frederico afirma que o termo "Dois Mundos" significa seu envolvimento com o Kardecismo, mundo material e mundo espiritual, e que também reflete a mistura do jazz com o rock, resultando em uma música aberta e que foge dos rótulos.
É exatamente isso que ouvimos neste trabalho, o grupo soa no melhor estilo da big apple, contemporâneo, e flertando muito com a sonoridade da boa música progressiva.

O disco foi gravado ao vivo no Estúdio Acústico, em BH, com a produção de Frederico e de Daniel Santiago, e traz nove belíssimas composições arranjadas por todo o grupo, com muito espaço para o jovem e excelente guitarrista Pedro Martins.

Um luxo a música instrumental brasileira e o jazz contemporâneo tão vivos e com a nossa assinatura.
Recomendadíssimo.
Para adquirir o disco, acesse  http://fredericoheliodoro.com/