ELAS : DEANNA BOGART

24 fevereiro, 2013
Deanna Bogart
Deanna Bogart nasceu em Detroit, passou a infância em Phoenix e New York, e não podia ver uma banco de piano disponível que ela se atirava com vontade. Aos 6 anos foi gentilmente convidada a se retirar do Brooklyn Conservatory of Music por tocar piano de ouvido em vez de aprender a ler música. Adolescente, resolveu tocar sax, e ouvia os comentários precnceituosos tipo “meninas tocam clarinete, não sax”. Para ela, felizmente, as coisas mudaram.

Compositora, vocalista e com extrema destreza no piano e sax, a música de Deanna é muito eclética. Apesar de estar presente no circuito blues por bastante tempo, e até ser rotulada como uma artista do estilo, sua música passeia pelo R&B, country, jazz e boogie-oogie com tanta naturalidade e versatilidade que isso a torna uma artista tão admirada, o que lhe deu nomeação por três anos seguidos como instrumentista do ano pelo Blues Music Awards em 2008, 2009 e 2010, e recebeu 22 Wammies, Washington Area Music Awards,  prêmio que reconhece realizações significativas aos músicos locais.

Uma ampla discografia, desde seu álbum de estréia "Out to Get You" (1991) até Pianoland (2012), e a afirmação da revista Blues Revue de que sua música revela as intersecções entre estilos tão consumidos por décadas.
Uma super banda a acompanha, uma base formada pelo baixista Scott Ambush, extraordinário músico que também integra o Spyro Gyra, a guitarra de Dan Leonard e a bateria de Mike Aubin.

11th HourEm destaque, o álbum 11th Hour (2009, Vista Rec), em que faz uma versão da imortal "Cause We Ended As Lovers" (Jeff Beck). Um trabalho com muito espaço para a guitarra de Leonard e o balanço do baixo de Ambush. Deanna também não economiza, larga a mão em "High Horse"coloca a atmosfera R&B flertando com o country em "Heart´n´Soul", põe balanço em "Sweet Pea" assim como na instrumental funkeada "Unk Funk", com Ambush e Leonard deitando e rolando; e ainda tem espaço para a balada "Have a Little Faith", e, como não podia faltar, uma onda bem bluesy no tema título.