AS ÚLTIMAS HORAS DE UM PIANO ABANDONADO

15 dezembro, 2012
Esta história muito se assemelha ao contrabaixo acústico encontrado no lixo em uma rua de Manhattan pelo luthier brasileiro Paulo Gomes ( veja aqui ), cujo instrumento teve um final feliz.

Desta vez, o filmmaker Anthony Sherin registrou em documentário o fim de um piano abandonado na calçada de uma rua no lado uptown de Manhattan, em New York. Uma cena que se torna interessante, ao mesmo tempo curiosa, afinal um instrumento musical tem vida própria e um dia contou alguma história em forma de música.

O artigo foi publicada no NY Times e o original voce lê aqui -
http://www.nytimes.com/2012/12/12/opinion/solo-piano-nyc.html?smid=tw-share&_r=3&#h[MtfTtw,3]



Anthony Sherin assim descreve ( tradução livre ) -

abre aspas

Fazer este filme foi puro acaso. Após uma nevasca em New York, decidi trabalhar em um outro filme em casa, na Washington Heights. Quando me aproximei da minha mesa de trabalho, pensei ter ouvido um toque de piano. Olhei pela janela e vi o instrumento na calçada. Fiquei hipnotizado com aquela cena, as pessoas passavam lentamente, paravam e tocavam o piano, e muitos tocavam bem.
O instrumento ficou lá durante todo o dia, até que teve o seu fim.
Eu estava fascinado. Pianos tem histórias.
Ninguém parecia querer deixar o instrumento ali abandonado, e seus pensamentos eram óbvios - Podemos levá-lo? Quem abandonou o piano? Há algo errado?
Finalmente comecei a tirar fotos e pensei que eu iria acabar, simplesmente, com apenas isso - uma monte de fotografias. Para minha surpresa, descobri, após 24 horas, que eu capturei uma história com início, meio e fim. Meu amigo Art Labriola criou um tema original para o fato e o coloquei no filme, que foi exibido em vários festivais; e eu estou contente de compartilhá-lo com o mundo.

fecha aspas

Anthony Sherin é editor e filmmaker e reside em New York.  Visite  http://anthonysherin.com/