MORRE DAVE BRUBECK

05 dezembro, 2012
Dave Brubeck
Dave Brubeck morreu na manhã desta quarta-feira, 5 de dezembro, aos 91 anos, de insuficiência cardíaca, 1 dia antes de completar mais um ano de vida.
Brubeck estava a caminho do consultório do seu cardiologista.

Formou o Dave Brubeck Quartet em 1951 e foi o segundo músico de jazz moderno a ilustrar a capa da revista Time, isso em novembro de 1954 (o primeiro foi Louis Armstrong).

Brubeck ajudou a colocar o jazz em foco, dando rítmo e swing aos enfumaçados clubes de jazz dos anos 50 e 60. Um gigante ! Ao lado do saxofonista Paul Desmond, do baterista Joe Morello e do contrabaixista Eugene Wright, produziu um dos mais espetaculares discos de Jazz da história, o álbum Time Out, de 1959, em que o tema Take Five tornou-se o primeiro single de jazz a vender 1 milhão de cópias; e o album ainda está entre os mais vendidos de todos os tempos.

Brubeck era um adepto dos andamentos pouco comuns, como nos temas Blue Rondo a la Turk, em 9/8, uma peça inspirada em Mozart; e Take Five, em 5/4, de autoria de Paul Desmond, cujo sopro tornou-se uma das assinaturas do quarteto.
"Quando voce tem objetivos bem definidos - os meus eram tocar polotonicamente e poliritmicamente, voce nunca se cansa. Comecei a tocar nos anos 40 e ainda é um desafio descobrir o que pode ser feito com estes dois elementos”, disse Brubeck para o Associated Press em 1995.

Dave BrubeckEm 1999, Brubeck foi nomeado Jazz Master pelo National Endowment for the Arts; e dez anos depois recebeu o título de Kennedy Center Honor por sua contribuição à cultura americana.

Certa vez, Brubeck explicou sucintamente o que o Jazz significava para ele -
"Uma das razões que eu acredito no Jazz é que a integridade do homem pode vir através do ritmo do seu coração. É a mesma coisa em qualquer lugar do mundo, aquela batida do coração. É a primeira coisa que você ouve quando você nasce, ou antes de voce nascer, e é a última coisa que você ouve".

Dave Brubeck : 1920-2012