UM TOQUE FEMININO NA INTERPRETAÇÃO DE CHET BAKER

26 novembro, 2012
"Chet Baker nunca pensava muito nas outras pessoas, mas sabia tocar; adorava carros e dirigia rápido demais, mas sabia tocar; usou e abusou das drogas durante quarenta dos seus cinquenta e oito anos, mas sabia tocar"

Luciana Souza
Estas palavras são de Russ Freeman e constam no prefácio do livro No Rastro de Chet Baker (Bill Moody, Zahar Editora).

Que Chet foi, e é, inconfundível, ninguém tem dúvida, tanto pela assinatura do sopro do seu trompete quanto pela sua voz, não uma voz de cantor, mas uma voz singular e que transmitia emoção do seu próprio jeito, nos seus vocalizes, nos scats pontuais e cujo resultado causava total inércia ao ouvinte. Um gigante maltratado pelas drogas até sua morte em 1988.

Muitos prestaram homenagens a esse gênio da música contemporânea, e uma destas, em especial, tem um toque feminino, nasceu em terras brasileiras e tornou-se uma das vozes mais extraordinárias do cenário jazzístico atual.

Luciana Souza apresenta The Book of Chet (Sunnyside Rec), uma coletânea de standards americanos interpretados com a inspiração da atmosfera intimista de Chet Baker.
Acompanhada por Larry Koonse guitarra, David Piltch contrabaixo e Jay Bellerosse bateria, faz uma viagem introspectiva por baladas que foram imortalizadas na voz e no sopro do mestre.
A ausência do piano neste trabalho coloca a responsabilidade harmônica na guitarra de Larry Koonse, excelente músico, e que faz um trabalho quase minimalista neste album, com um toque melancólico, mas sem abrir mão dos voicings e dos improvisos, muito bem colocados. Um casamento perfeito com a voz de Luciana, aqui, sublime, reflexiva, um tanto solitária, bem ao estilo.

Este album representa a primeira gravação de Luciana exclusivamente com standards americanos, e teve a produção de Larry Klein, que realizou muitos trabalhos com Joni Mitchel.
No repertório, clássicos como Oh You Crazy Moon, The Touch Of Your Lips, The Very Thought Of You, I Fall In Love Too Easily e You Go To My Head.
Um disco espetacular.


lucianasouza.com/