ELAS : RORY BLOCK

25 agosto, 2012
Rory Block é uma das principais referências quando o assunto é Blues acústico, e mantém o compromisso de preservar a tradição do Delta Blues.

Nasceu em Princeton, New Jersey, em 1949, e cresceu em Manhattan onde seu pai tinha uma loja de calçados no Greenwich Village, localizada na West 4th Street, local onde, na época da sua adolescência, se tornou um ponto de encontro de músicos e por onde sempre circulavam Bob Dylan, Joan Baez e Maria Muldar.
E não foi só a rica cultura do bairro que influenciou e sensibilizou a moça, sua mãe cantava para ela na hora de dormir e seu pai tocava banjo; e Rory sempre soube que a música era importante na vida da família.
Aos dez anos inspirou-se a tocar violão e percebeu que as cordas de aço davam muito mais poder e versatilidade para tocar Blues e Country do que as cordas de nylon.

Durante sua juventude tocava o instrumento nas jams de domingo no Washington Square Park e foi então que ouviu Stefan Grossman tocando ragtime, e ele mostrou a ela uma gravação chamada Really The Country Blues e foi o início de uma paixão verdadeira com a música e com o Blues.
Nesse tempo, sua vida foi marcada pelos encontros com os mais influentes músicos de Delta Blues do século 20, aprendeu as primeiras lições de Blues e Gospel com Reverend Gary Davis, compartilhou dos conhecimentos de Son House, o mentor de Robert Johnson, encontrou com Skip James e Mississippi John Hurt e incorporou a verdadeira essência, técnica e criatividade do estilo.

Rory desenvolveu impecavelmente a técnica do slide e quando questionada do porquê uma jovem branca de New York tocar a música negra dos anos 30, ela é muito enfática -
"Não é uma questão de pele, é uma questão de alma. Hoje percebo quanta sorte eu tive, estar no lugar certo na hora certa. Eu pensava que todo mundo sabia sobre esse homens incriveis, gênios que escreveram a história do Blues; mais tarde percebi o quão fugaz isso era, e o quanto era precioso."

Com uma ampla discografia e muitas premiações, seus últimos discos celebram as raízes do Blues em tributos a Robert Johnson The Lady and Mr Johnson (2006, Rikodisc Rec), Son House Walkin' Like a Man (2008, Stony Plain),  Fred McDowell Shake 'Em on Down (2011, Stony Plain) e Reverend Gary Davis I Belong to the Band (2012, Stony Plain).

roryblock.com/


Rory Block on Myspace