MORBLUS: BLUES MADE IN ITALY

26 abril, 2012

"Quando a música vem atraves da alma, isto é Morblus"

O Blues atravessa o continente e está muito bem representado na Itália pela grupo Morblus.
O grupo foi criado em 1991 com um repertório de clássicos do blues, da soul music e composições autorais, na verdade uma mistura contagiante de funk, blues, rhythm & blues e soul.
Um super grupo, com uma pegada e um groove como poucos fazem e agitam de verdade, tanto que o grupo ficou rotulado como o mais inflamavel Funky Blues exportado da América. E não tenha nenhuma dúvida disso, o grupo é ligado em 1000 volts, pura adrenalina, como o título de um dos discos - 101% Pure Morblus, 90% Blues, 10% Funk ... e a veia ferve nas interpretações de John Lee Hooker, Robben Ford, T-Bone Walker, Bill Withers, Freddie King e Muddy Waters.

A banda é liderada pelo excelente guitarrista e vocalista Roberto Morbioli, que escreve e faz os arranjos e letras das composições autorais.
Roberto nasceu em Verona e começou tocando guitarra ainda criança e aos 15 anos descobriu sua paixão pelo Blues. Após muitos anos em atividade musical no cenário italiano foi convidado para tocar em 1987 na Tao Ravao Blues Band com quem gravou seu primeiro album, From Madagascar To Chicago. Em 1989 juntou-se a Rudy´s Blues Band promovendo seu segundo album, Reason to Love, e com esta banda participou do maiores festivais da Europa, entre eles o Amsterdam Blues Festival, New Orleans Music Festival in Ascona e Sanremo Blues Festival.
Partiu para a América e foi em busca dos principais palcos de Blues, entre eles o Antone´s em Austin, Texas. Em 1991 decidiu criar sua própria banda, Morblus, que deu a ele o reconhecimento e uma turnê na América, onde já dividiu o palco com Anson Funderburgh, Sue Folley, Ronnie Earl e Robben Ford.

Morblus é formado por Roberto Morbioli guitarra e vocal, Daniele Scala hammond, Stefano Dallaporta baixo e Diego Pozzan bateria. O grupo também faz uso da harmonica e de um naipe de metais, o que dá uma aura Soul e mais vibrante.

Os 20 anos de estrada do grupo nos brindou com álbum ao vivo "Live at the Camploy Theatre", e uma discografia que inclui 1 DVD e outros registros ao vivo -
On the Way Back Live (2010)
Road Tracks Live (DVD, 2007)
I Can’t Go Wrong (2006)
Mrs Miller (2003)
Push! Live at FIamene (2001)
7 Days of R&B (1999)
101% Pure Morblus Live (1997)
Let the Good Times Roll (1995)