HERNAN MANDELMAN, DETRAS DE ESA PUERTA

08 abril, 2012
Hernan MandelmanO baterista Hernan Mandelman nasceu em Buenos Aires em 72.
É um dos nomes de grande expressão do jazz argentino e nos apresenta seu primeiro e excelente disco como líder intitulado Detras de esa puerta, lançado em 2011 pela gravadora Sofa Records.

O jazz argentino sempre teve consistência e o estilo é fortemente valorizado por lá onde anualmente  hospeda-se um dos mais grandiosos festivais de jazz do mundo, o Buenos Aires Jazz Festival.

Mandelman passou uma temporada no Brasil em 2000 onde teve a oportunidade de manter contato com músicos daqui, teve como mestre nosso baterista Nenê e integrou um trio com o guitarrista Chico Pinheiro e o contrabaixista Franck Oberson. Daqui partiu para Paris e em sua volta a Buenos Aires em 2007 gravou o disco "Amistad" (2008, Blue Art Records) na formação sax-contrabaixo-bateria, formação característica do jazz contemporâneo, neste trabalho com dois sax, Rodrigo Dominguez no alto e Natalio Sued no tenor e Franck Oberson contrabaixo.
"Detras de esa puerta" traz a excelente pianista Paula Shocron e mesma formação de sopros de "Amistad" com Rodrigo Dominguez e Natalio Sued e no contrabaixo Ezequiel Dutil.

A crítica recebeu este trabalho com bastante entusiasmo, dando a Mandelman o mérito de encontrar o equilíbrio perfeito entre o simples e o complexo, a tradição e a vanguarda, o lirismo e o vigor rítmico.
Cinco dos sete temas são assinados por Mandelman, e faz-se um passeio verdadeiro pelo jazz contemporâneo sem perder as raízes com pinceladas da atmosfera das gravações da Blue Note. Em alguns momentos há uma textura coltraneana, e não ficou de fora uma homenagem a nossa música com uma citação de Stone Flower no tema bossa-jazz "Rua Martins Francisco", que fecha o disco.