OMER AVITAL LIVE AT SMALLS

01 março, 2012
O pequeno Smalls, situado no número 183 West na 10th Street em Manhattan, NY, é um espaço obrigatório para se ouvir boa música. Quem um dia já desceu aquela escadinha nunca mais se esquece daquela atmosfera que soa meio underground e um local de uma simplicidade impar mas extremamente agradavel.
Um dos melhores lugares para se ouvir um bom som na "big apple".
Tem dias que o lugar fica tão cheio que as cadeiras enfileiradas uma ao lado da outra (não há mesas) e os bancos ao longo do pequeno bar não dão conta, e as pessoas encontram espaço mesmo em pé até a escada que leva ao subsolo, esta que chega a tremer quando passa o metrô nas redondezas. E lógico que há uma bela e simpática moça que sai atras do balcão para lhe servir o conteúdo etílico que voce desfruta ao som da casa.

E no palco predomina a presença dos jovens talentos emergentes no cenário jazzístico de Manhattan, no estilo das melhores jams; e o som rola deste as seis da tarde até a madrugada com trës apresentações distintas ao longo da noite.


E numa destas noites fez-se o registro da apresentação do grupo de Omer Avital, que gerou o cd intitulado Live at Smalls, gravado nos dias 5 e 6 de abril de 2010. Omer aqui está acompanhado por Joel Frahm tenor, Avishai Cohen trompete, Jason Lindner piano e Johnathan Blake bateria.


Todas as oito composições autorais e um show arrebatador.
Abre o disco com Theme For a Brighter Future com destaque para a divisão rítmica da bateria de Blake e a marcação precisa do contrabaixo de Omer numa atmosfera bem bluesy; o lirismo de Lindner aparece na abertura de Magic Carpet ainda fazendo um belo solo bem ao estilo mainstream na segunda parte do tema; Bass Intro é um tema em contrabaixo solo de cerca de cinco minutos e mostra o virtuosismo e o porquê de Omer já se classificar como um dos gigantes no instrumento, abrindo para o tema Anthem to Life que é de uma beleza melódica ímpar suportada pelo sax de Frahm, com mais um belo solo de Omer e Lindner, um tema saudoso, quase melancólico, e que carrega uma certa aura de Manhattan; Blues for Tardy é jazz como tem que ser de fato, walking contagiante e o trompete de Avishai voando baixo, seco, preciso e com uma forte linguagem bebop seguido pelos solos de Frahm e Lindner; D-Bass é mais um tema em contrabaixo solo, cerca de sete minutos de pura improvisação; (... Just Some) Small Time Shit fecha o disco como se em ritmo de festa, com as interpretações vocais do tema título e um groove de arrepiar em andamento mais lento, e o grito de liberdade de Avishai abrindo seu belo solo.
Um disco espetacular !
Você pode adquirí-lo pelo site do Smalls, em mídia física ou digital, aqui .

Omer Avital é conhecido como o poeta do contrabaixo, título reconhecido por músicos, críticos e fãs que o consideram como um dos mais inovadores músicos de sua geração.
Nasceu na pequena cidade de Givataim, Israel, onde começou seus estudos de violáo clássico aos onze anos quando ingressou no Givataim Conservatory. Seu interesse pelo jazz veio mais tarde e resolveu focar no contrabaixo acústico tornando-se lider de um grupo de jazz na escola onde escrevia todos os arranjos. Já aos 17 anos, começou a tocar profissionalmente em grupos locais com aparições na TV e a aparecer em diversos festivais.
Após passar um período nas forças armadas israelense, tocando em sua orquestra, lógico, Omer seguiu rumo para New York em busca de um cenário de jazz mais promissor e seu talento foi logo reconhecido, tornando-se sideman de alguns gigantes como Roy Haynes, Jimmy Cobb e Al Foster e também músicos de sua geração como Mark Turner, Aaron Goldberg, Joshua Redman, Jeff Ballard, Brad Mehldau, Kurt Rosenwinkel e Peter Bernstein, entre outros.

Cinco discos em sua discografia e mais um a caminho, Suite Of The East, com as presenças de Avishai Cohen trompete, Omer Klein piano, Joel Frahm sax e Daniel Freedman bateria. E ainda é parte do Third Word Love ao lado de Avishai Cohen trompete, Yonatan Avishai piano e Daniel Freedman bateria, grupo que foi sensação aqui no Brasil no Festival de Ouro Preto.