ONDREJ PIVEC: A NOVA GERAÇÃO NO HAMMOND

10 fevereiro, 2012
Aos 27 anos, o checo Ondrej Pivec é mais um nome a frente do Hammond, instrumento ousado e vibrante que tem ícones como Jimmy Smith, De Francesco, Tony Monaco, entre outros.
Nasceu em Brmo, segunda maior cidade da Republica Checa, chamada cidade dos estudantes. Estudou piano clássico e por recomendação de amigos participou de um workshop de jazz organizado pela Czech Jazz Society durante um verão local e foi apresentado ao jazz tendo muitos músicos checos e polacos como seus mentores. Impressionado com a música dos músicos, participou de mais dois eventos neste formato e formou seu primeiro quinteto de jazz chamado Mantis que se apresentava nos clubes locais.

Em 2002, juntou-se ao trio do guitarrista Roman Pokorny e trocou o piano pelo Hammond aprendendo a tocar o baixo com a mão esquerda e com os pés os pedais do instrumento e gradualmente ganhou experiencia. Um ano após, concluida sua formação musical, ele passou a fazer parte do projeto de Blues de Roman chamado Blues Box Heores e essa experiencia já o tornava um músico profissional. Inicou outros projetos como o Brazilian Groove com o cantor polaco-cubano Yvonne Sanchez e fez centenas de gigs com os três grupos em paralelo conquistando, assim, evidencia internacional.

Em 2005, Ondrej deixou o grupo de Roman e criou seu próprio grupo chamado Organic Quartet, cujos músicos foram amigos estudantes da Jazz College. Neste mesmo ano foi premiado na categoria Soloist of the Year no Philips International Jazz Festival e seu grupo Organic Quartet premiado como Band of the Year neste mesmo festival. Em outubro de 2006 foi eleito Organist of the Month pela comunidade jazzista e em 2007 teve o cd Don´t Get Ideas (2005, Cube Bohemia) premiado pela Czech Musical Academy Award como o melhor album.
Discografia que completa com Never Enough (2008, Animal Music) e Overseason (2009, Animal Music) que conta com as participações de da guitarra endiabrada de Jake Langley e do sax de Joel Frahm; It´s About Time (2010, Animal Music) traz com um irreverente trio com o Fender Rhodes de Najponk e a bateria de Greg Hutchinson.

Em 2011 lançou Live!, primeiro registro ao vivo gravado em julho de 2009 no Disk Theatre em Praga, que somente foi disponibilizado em formato digital pelo seu site www.ondrejpivec.com
Live! traz na formação Ondrej no Hammond,  Libor Smoldas guitarra, Kuba Dolezal sax tenor e Tomas Hobzek bateria.
Ao vivo a historia é outra e aqui não é diferente. O disco já abre com um tema de Steve Swallow Bite Your Grandmother em uptempo com um vibrante baixo dos pedais; duas belíssimas baladas Lydian Blues (Libor Smoldas) e Beautiful Smile (Ondrej); um levada mais funky em On the Playground (Libor Smoldas) e o recheio do bom groove em Pussy Wiggle Stomp, tema de Don Ellis. Admirador confesso de Jimmy Smith, Larry Young e Larry Goldings, Ondrej teve como mestre o organista britanico Mike Carr e ainda foi aluno de Joey deFrancesco.

Ondrej Pivec tornou-se endorsee da familia Hammond representando o primeiro orgão portatil modelo SK-1.