PAOLO FRESU EM TRIBUTO A MILES DAVIS

16 outubro, 2011
Paolo Fresu um dos nomes do primeiro time do trompete no jazz contemporâneo, caminho que ele seguiu após diversas experiencias musicais.
Nos anos 80 formou-se no instrumento pela Cagliari Conservatory sendo logo reconhecido como o melhor trompetista de jazz italiano.
Músico muito premiado e com ampla discografia própria e também como sideman, tocou com muita gente dentro e fora da Europa entre eles Kenny Wheeler, Palle Danielsson, Enrico Rava, Enrico Pieranunzi, Gerry Mulligan, David Liebman, Dave Holland, Richard Galliano e Carla Bley, cujo album The Lost Chords está entre um dos mais belos que já ouvi. Além do seu quinteto regular, realizou projetos em duo com Ralph Towner, Uri Caine, Aril Andersen e Bojan Z e lidera um quarteto que é o assunto aqui - Paolo Fresu Devil Quartet, acompanhado por Bebo Ferra guitarra, Paolino Dalla Porta contrabaixo e Stefano Bagnoli bateria.
Um grupo que traz um abordagem bem moderna da linguagem do jazz, inovador, o que é mais importante, e com uma extraordinária energia.

O grupo realizou uma contagiante homenagem a Miles Davis na edição 2011 do Festival Aperto, Itália, um festival de música, teatro e dança que ocorre todos os anos na temporada de outono italiano e esta edição teve como tema as expressões contemporâneas, e Miles foi um dos destaques do ciclo de exposições mostrando sua discografia, documentários e concertos em video.
O tributo recebeu o nome de Kind of Miles e nesta apresentação o grupo fez uma nova roupagem da música do mestre em todas as suas fases, e colocaram no repertório composições dele e temas que foram marcados por sua interpretação, eis o set list -
In a Silent Way (Miles), Half Nelson (Miles), My Man's Gone Now (Gershwin), Ascenseur pour l'échafaud (Miles), Once Upon a Summertime (Chet), If I Were a Bell (Frank Loesser),  Filles de Kilimanjaro (Miles), Gingerbread Boy (Jimmy Heath), I Thought About You (Van Heuser Mercer), Decoy (Milese Summertime (Gershwin).

Este concerto foi transmitido ao vivo pela radio italiana 3RAI e é um belo registro desta homenagem.