DONNY NICHILO E IGOR PRADO BAND - LONG WAY FROM CHICAGO

12 setembro, 2011
A verdade é que não existiria nada sem o Blues. Apesar de ser o estilo preferido dos guitarristas, por historicamente ser a guitarra o instrumento que mais representa essa essência, é no piano blues que chegamos mais perto da raiz.

É essa atmosfera que a gente encontra em
Long Way From Chicago, álbum do pianista Donny Nichilo, lançamento nacional.
Nesta sessão, Nichilo está acompanhado pela Igor Prado Band, formada por Igor Prado guitarra, Rodrigo Mantovani contrabaixo e Yuri Prado bateria.

Nascido em Chicago, Donny Nichilo descobriu o Blues aos 17 anos quando ouviu o gaitista Little Walter, assim ele lembra - "Foi como se eu tivesse sido atingido por um raio". E foi com este instrumento que iniciou os seus estudos, resolvendo comprar no ano seguinte um velho piano. Isso no início dos anos 70 quando começou a trabalhar todos os domingos na Maxwell Street, Chicago, na época um ponto de encontro onde muitos músicos de Blues se apresentavam na rua e o som rolava solto de todos os lados, um local de referência na cidade. Não demorou muito para encontrar a atmosfera do Jazz e do Swing, os quais ele mostra com absoluta maestria aqui.
Hoje, Donny Nichilo se reveza entre Chicago e Brasil, e foi aqui que ele resolveu gravar seu primeiro álbum solo, privilégio nosso. Alias, muitíssimo bem gravado no Guidon Studios em São Paulo e com a engenharia de som de Jeff Berg, que deu realmente a atmosfera musical que a gravação pedia.

Em Long Way from Chicago, apenas 1 tema autoral, "Lately". Interpretações de "The Preacher" (Horace Silver, gravada com os Jazz Messengers), o standard "Gee Baby Ain´t I Good to You" (Andy Razaf, Don Redman), "I´m Walkin" (Fats Domino), "Confessin' the Blues" (Jay McShaw), "Seventh Son" (Willie Dixon) e a badalada "Worried Life Blues" (Maceo Merriwheater), entre outras.
Obrigatório.