ELAS : EDEN BRENT

12 setembro, 2011
Nascida no Mississipi, Greenville, Eden Brent é mais uma voz que suspira blues, mas numa onda mais cool. Aos 4 anos de idade já tinha escohido seu brinquedo preferido – o piano; e não à toa, já crescida, entendeu que ser pianista era o que a faria feliz, e assim se realizou.
Teve como mentor o pianista Abie "Boogaloo" Ames, quem a ensinou o estilo boogie-oogie, estilo pianístico de execução do blues caracterizado por figuras de baixo (mão esquerda) de 8 notas por compasso repetidas em forma de riffs, enquanto a mão direita improvisa uma linha melódica sincopada.
Mais que um mestre, Abie Ames foi um grande amigo, e dessa convivência surgiu o convite para cantar algumas músicas com ele no início dos anos 90. Essa parceria rendeu por quase toda a década até sua morte em 2002, cuja história rendeu um documentário da PBS - "Boogaloo & Eden: Sustaining the Sound", o que a levou a ser apelidada de “Little Boogaloo”.

Em destaque os álbuns Something Cool (Little Boogallo Records, 2003) a quem dedicou a Abie Ames; Mississipi Number One (Yellow Dog Records, 2008), um tributo ao Mississipi que chamou a atenção da revista Blues Revue  que afirmou que “seu piano e canto fazem você ouvir os fantasmas de Mississipi”; e Ain´t Got No Troubles (Yellow Dog Records, 2010). Eden foi premiada por 3 vezes pelo Blues Music Awards -  Acoustic Album e Acoustic Artist em 2009 e Pinetop Perkins Piano Player em 2010; e em 2006 ganhou International Blues Challenge da Blues Foundation, Memphis, além das várias nomeações ao longo da carreira.

A crítica a rotulou como se “Bessie Smith encontrasse Diana Krall que encontrasse Janis Joplin”, certamente pelo pelo toque do seu piano jazzy e pela sua voz rasgada.
edenbrent.com/